Buscar
  • LACRI

Efeito triboelétrico? O que é e como isso é usado na ciência?

Atualizado: 26 de Mai de 2020

Efeito triboelétrico nada mais é do que a capacidade que alguns materiais apresentam de acumular carga elétrica quando são atritados. Em outras palavras, esse fenômeno se trata da já conhecida eletricidade estática, a qual se manifesta quando atritamos um balão no cabelo e este fica arrepiado ou quando tomamos um pequeno choque ao tocar em um objeto metálico, como a maçaneta de uma porta.



Apesar de conhecido há mais de 25 séculos, estudos mais aprofundados sobre o entendimento desse fenômeno têm sido realizados nos últimos 200 anos; e ainda sem respostas concretas de como ele acontece realmente: são elétrons, são íons, que espécies são responsáveis por esse acúmulo de carga, qual o papel da água no processo de triboeletrificação? São muitas as perguntas que ainda são debatidas no meio acadêmico.


Mesmo sem conhecer a fundo como funciona o mecanismo desse acumulo de eletricidade estática em alguns materiais, muitos pesquisadores trataram de aproveitar os benefícios desse fenômeno para algumas aplicações muito interessantes, como é o caso da eletroquímica de materiais isolantes, fabricação de tribogeradores de energia elétrica, e na fabricação de sensores portáteis em plataforma de papel, como é o caso desse trabalho publicado em 2015 pelo pesquisador Prof. Dr. Everson Thiago (Subcoordenador do LACRI).


Everson T. S. G. da Silva, Murilo Santhiago, et al. Triboelectric effect as a new strategy for sealing and controlling the flow in paper-based devices. Lab Chip, 2015, 15, 1651–1655. https://doi.org/10.1039/C5LC00022J


Se interessou pelo assunto? Quer saber um pouco mais?


Segue abaixo um artigo de revisão publicado por um dos grandes Pesquisadores do Brasil, Prof. Dr. Fernando Galembeck, para você desbravar os mistérios do Efeito Triboelétrico.


Fernando Galembeck, et al. Friction, tribochemistry and triboelectricity: recent progress and perspectives. RSC Adv., 2014, 4, 64280–64298.

https://doi.org/10.1039/C4RA09604E


#efeitotriboeletrico #sensoresportateis #cargaeletrica #eletricidadeestatica #divulgaçãocientifica



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo